A CUIDADORA!
Cuidar é uma arte, a arte primeira que envolve antes de tudo o cuidar-se.
Tarefa? Não. Dom? Quem sabe? Como pode oferecer cuidado aquele que não se cuida?
O Grupo de Desenvolvimento Humano – LILÁS: Grupo Feminino de Resiliência e Afetos
pressupõe um espaço onde a circularidade das relações é o foco do encontro e onde as experiências humanas se dão de forma intensa. É um “momentum” em que as potencialidades e capacidades femininas individuais se unem e logo após se transformam em energia que se expandem, tendo como veículo a sensitividade humana que comunica os saberes e integram aprendizados.
As interações se tornam naturalmente recíprocas entrosadas.Entre tramas, cores, a argila, o papel, as tintas está “O Eu” para o autocuidado retornando para “O nós”, fortalecido para cuidar. Tornar-se assim, o universo individual pertencente ao coletivo em uma complexidade interacional.
A dor é companheira que alerta. O sofrimento é infinitização da dor e a demonstração de não mudança, de não ouvir o alerta. Estas sensações devem ser passageiras, pois ações positivas transformam padrões, ressignificam a vida.
Assim, o grupo pode acolher a dor e auxiliar as participantes a encontrarem seu código significante e potencialmente transformativo do diálogo interno e com o outro.
Portanto, quando os sentimentos podem ter a liberdade de expressão, os pensamentos selecionados e as ações redefinidas, o processo transformativo se inicia, modificando o contexto pessoal e coletivo semeando solidariedade, alteridade!
Está feito o convite! Mulheres que são vitoriosas! Mulheres que podem vir a ser vitoriosas!
Metodologia: Grupo de Encontro com Arteterapia e Comunicação Não Violenta.
Público: mulheres resilientes, que desejam transformar-se a partir de experiências marcantes e desafiadoras como: problemas de saúde grave ou que sofreram violência contra sua dignidade.
Objetivo: troca de experiências humanas utilizando-se da criatividade e sensitividade.
Foco: natureza das interações interpessoais desenvolvendo as habilidades e competências necessárias para o manejo de conflitos pessoais e de grupo.
Aprendizado: introdução à Comunicação Não Violenta, redefinindo o encontro consigo e com o outro, para uma relação humana partícipe da construção de uma cultura de paz.
Horário: 15h às 19h
Encontros mensais: sábados
Nº de pessoas máx. por grupo: 10 pessoas
Facilitadoras: Ana Maria Marques e PaTTi Cruz
Informações:
Ficha de Inscrições:
theiacriativa@gmail.com
Fones:(51) 81394170 e 30127718
Padrões, pensamentos sentimentos e ações. Ingredientes da vida!
Acolhimento, troca, dar e receber!
Cuidar de si para cuidar do outro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário