Ler para crescer criança
Por Claire Manica
Educadora com Graduação em Letras, Pós graduação em Educação Infantil,
Integrante do Grupo de Contadores de Histórias do Teatro de Arena.
Especialista em Alfabetização, Esp. em Arteterapia
Segundo a escritora Ana Maria Machado"...uma boa história dá ao leitor a sensação de viver uma experiência completa e enriquecedora. Algo que acrescenta uma nova compreensão de algum elemento da vida .Com ela se aprende algo sobre os outros e sobre nós mesmos. É a chance de vivermos uma vida que transcende a nossa, de ultrapassarmos nossos limites. Possibilidades de olharmos as coisas de algum modo diferente. Enfim, literatura se constitui como "uma necessidade vital ao ser humano".
Partilhando dessas ideias e mais, sabendo-se que literatura é arte : fenômeno da criatividade que representa o mundo, o homem e a vida, ela estimula a imaginação
e se ela fizer eco, se fizer sentido, o leitor estará envolvido emocionalmente e o desfecho do texto pode trazer para ele a possibilidade de soluções para as suas questões. Funde sonhos, imaginário, possibilidades...Isso tudo se relaciona diretamente com o tema infância e brinquedo.
Por este motivo ressalta-se a importância de tornar o momento de aprendizagem o mais lúdico possível através de todas as formas de arte. O livro e a contação de histórias são pontes entre a criança e o brinquedo. Faz-se necessário estimular sempre
O contato com a leitura, escuta e contação de suas próprias histórias abrindo espaço para que o sujeito possa aflorar toda sensibiidade para tornar-se um inventor de si, desenvolvendo toda a sua potência criativa.
Essa atividade e outras com propósitos de ampliação do olhar são oferecidas na Theia Criativa.
Texto publicado no Jornal Alta Calibragem ( Movimento Perfeito - mês de julho/2011)
Nenhum comentário:
Postar um comentário