Trata-se de um espaço de tempo destinado à reflexão sobre temas do cotidiano, sobre as habilidades internas possíveis no manejo de conflitos e um primeiro contato com a Comunicação Não Violenta (CNV), suas técnicas e metodologia.
Abordaremos a importância da Arteterapia como facilitadora e ferramenta que permite desbloquear os padrões aprisionantes que dificultam a comunicação clara e respeitosa.
É um espaço de Desenvolvimento Humano onde poderemos ampliar a percepção iniciando o trabalho de reconhecimento das competências e habilidades dos sujeitos.
Promoveremos momentos para repensarmos a possibilidade de deixar aflorar a humanidade que existe em cada um de nós.
A Comunicação Não-Violenta nos oferece recursos preciosos através da palavra e da escuta. Aprender a escutar e expressar os nossos sentimentos de forma clara, embora seja simples, torna-se extenuante pelo fato de não estarmos acostumados a fazê-lo. Portanto, é imprescindível restaurar estas ações por meio de um processo eficaz que por sua vez, nos auxilia a buscar novas estratégias para pensar e perceber o mundo em seu contexto.
A Arteterapia promove este processo pela singularidade da sua metodologia, que se utiliza de exercícios, vivências com materiais expressivos, dinâmicas de grupo, agilizando oportunidades de agir pró – ativamente, preventivamente frente aos problemas e situações de sofrimento do cotidiano dos sujeitos.
É um processo ético-inclusivo, cuja essência desperta as competências do indivíduo frente aos desafios apresentados nas inter-relações, incentivando o diálogo e a cooperação compartilhada, atuando como instrumento valioso que dissolve as estruturas rígidas, preparando o indivíduo para o novo, restaurando e ressignificando seu pensar e agir.
Encontros: Mensais
1º sábado de cada mês
Horário: 14h às 19h
Temas:
Crises, conflito, violência
Metodologia da CNV
A possibilidade da Utopia
Com Ana Maria Marques
Nenhum comentário:
Postar um comentário